No CrossFit é bastante usual fazer-se levantamento de pesos e elevações, e em certo ponto as mãos podem ficar feridas. Isso não só aleija, como condiciona a capacidade de treinar até que as mãos fiquem curadas.

Hoje venho então falar de como tratar as nossas mãos para que não fiquem feridas e possamos treinar sem qualquer tipo de restrição.

 A pele das nossas mãos fica susceptível a rasgar porque:
  • a pele é suave com pequenos ou nenhuns calos;
  • os calos são demasiado grandes, ficando muito salientes relativamente ao estado normal da nossa pele.
E como no meio está a virtude, o ideal é termos calos macios e flexíveis que protegem as nossas mãos ao mesmo tempo que se mantêm intactos durante toda a atividade física.

 O creme das mãos é uma ferramenta bastante importante. Se o utilizarem regularmente, a pele renovará naturalmente e de forma mais eficaz, evitando a formação de ásperas e densas camadas de pele morta.

No entanto, quando temos excesso de calos, podemos usar uma pedra pomes ou uma lima (como a dos pés) para nivelar essas zonas. 
Uma boa sugestão é fazer isto depois do banho, as zonas das mãos que permanecerem esbranquiçadas e com saliências são as que se devem limar até ficarem +/- ao nível da pele normal. Deve usar-se a pedra pomes apenas quando necessário!

Existem também outros métodos, como a utilização de uma tesoura para manter os calos maleáveis. Fica aqui um vídeo com instruções.

 Manter sempre as mãos limpas também é bastante importante!

 Ultimo, mas não menos importante. Manter as mãos hidratadas (especialmente no inverno)! Se mantivermos a nossa pele flexível e macia esta será muito mais resistente; se por outro lado deixarmos a pele seca, ela irá começar a rachar e demorará muito mais tempo a curar.

Abusar do hidratante antes de ir dormir é uma boa solução, uma vez que é durante a noite que a nossa pele regenera. É muito importante usarmos um hidratante adequado às nossas necessidades, dependendo se temos mãos muito secas ou não o creme terá que ser mais ou menos gorduroso!

Dois conselhos
  • Aplicar o hidratante com as mãos húmidas em vez de secas! Deixar as mãos absorver um pouco a humidade e depois retirar o excesso;
  • Uma forma de verificarmos se um creme é adequado para as nossas mãos é pormos um pouco na palma da mão, virá-la ao contrário e se pingar ou cair, então não é espesso o suficiente para a nossa pele.

Em suma

Apesar de todos estes conselhos, o senso comum é o elo final entre a nossa cabeça e as nossas mãos. 
Imaginemos que passamos a semana a tratar dos nosso calos e a hidratar as nossas mãos e chegamos à Box e o WOD começa com uma tonelada de elevações. O que fazer?
Usar magnésio. Mas, apenas o necessário para não escorregar! Escorregar causa fricção e fricção causa calos e rupturas na pele. Além disso, mãos suadas tendem a abrir mais.

Estar atento. Se sentirmos estranheza nas mãos é tempo de largar a barra, secarmos as mãos e ir buscar um pouco mais de magnésio para continuar.

Usar fita nas mãos. Como? Exige um pouco de habilidade. Não é a solução perfeita, mas quem já experimentou, garante que conseguiu fazer mais 60 elevações que a vez anterior até que a fita rasgou.
Ficam aqui as instruções.

Fonte: Tabata Times

Em colaboração com Daniel Pinto,

Enviar um comentário

Hello

GuardarGuardar
O meu nome é sofia

Advertise

Instagram

Blogroll

Subscribe

Video of the day

Spread the love

Flickr Images

Latest Video

Get Social

search this blog

Popular posts

Instagram